POR NOVOS CARNAVAIS SEM ESTAR NA JANELA.

Não estarei em Fortaleza durante o carnaval, por isso antecipei para hoje o post que deveria sair só segunda feira, afinal estou sempre adaptando as publicações a minha pouquíssima disponibilidade de tempo.

O carnaval é a alegria do povo! Se já não é mais devia voltar a ser. Porém o que hoje se ver é um carnaval cheio de pompa, com ingressos desumanos para a maioria dos Brasileiros na apoteose, ou abadas em 10 x sem juros. Não cabe aqui a inocência de reprovar essa vitoriosa indústria cultural do carnaval no país, apesar de não participar, e nem querer fazer parte, eu absorvo muita informação. Ao mesmo tempo em que exploro o nível altíssimo de organização, que transforma essa indústria cultural do carnaval no Brasil, em uma das maiores experiências bem sucedidas de economia criativa cultural no mundo.



O que eu não suporto é a imposição dos conceitos, e como Fortaleza absorve isso tudo como quintal cultural dessas expressões. Não sei onde houve o entrançamento entre o samba e o carnaval, talvez se eu tivesse mais tempo até pesquisava, mas nem me interessa tanto saber. O que observo e gostaria de relatar aqui é que nem só de samba enredo vive o carnaval. Antes havia os bailes de carnaval, com aquelas belíssimas marchinhas, que estão em desuso hoje não sei por qual boçalidade. Mas também tem o Frevo expressão fortíssima do Pernambuco, e o Axé Music, da Bahia, entre outros estilos. E nós temos o maracatu.



Ontem assisti uma matéria de tele jornal local voltada para a área de turismo onde o foco da atividade turística no Ceará durante o carnaval era justamente fugir da folia, descansar, ter um momento família.  Será que em Fortaleza todos os cidadões concordam com os empreendedores da área do turismo? E o maracatu é a expressão autentica dessa Fortaleza de Nsra da Assunção? Por que o maracatu daqui é tão lento enquanto o de recife é tão pra cima ritmicamente? Eu não sei! Minto, até sei, mas muito genericamente. Quem pode explicar isso muito bem é o Grande Dilson Pinheiro. Mas infelizmente eu tenho que revelar aqui que esse maracatu nosso não consegue alcançar um nível de gosto e popularidade que o torne uma expressão forte do carnaval como a cidade merece. E fora do Benfica ele começa a ser mera alegoria carnavalesca na Avenida Domingos Olimpio.


Por que ninguém mexe nessa estrutura rítmica do maracatu cearense? Por que a Fm 93 não toca a musica das nossas agremiações de carnaval? Por que só no Benfica se criam blocos carnavalescos? Por que agente não começa o nosso próprio carnaval? Autentico, sem essa de ser quintal de ninguém, adotando um ritmo novo que possa ampliar - se e representar no universo do conhecimento popular a nossa identidade de carnaval? Ou reforçar a expressão que já existe na avenida?



Já existe algo parecido, durante 03 anos a entidade semente das artes promoveu o Rock pé de Serra, que era no período do carnaval, e tem o Jazz e Blues em Guaramiranga também. Duas expressões inteligentes de alternativas viáveis para o carnaval autoral que possa dar uma identidade ao Ceará.  E o Festival de Jazz e Blues vem tendo uma sobrevida, mas vale resaltar que essa sobrevida é como alternativa cool ao carnaval. Algo que infelizmente é elitista, e foge ao conceito de festa do povo, ao qual eu comecei essa publicação. E o interessante em relação ao carnaval é mesmo esse apelo popular. Da onde virá essa expressão criativa meu povo? Quando será que Fortaleza vai se mancar e deixar de ser quintal do resto do Brasil? Quando eu vou poder me orgulhar de bandas históricas como as bandas Passaporte e Alta Tensão sendo reconhecidas em nível de igualdade com bandas nacionais como Chiclete com Banana e Asa de Águia? Quando eu vou ligar o rádio na Fm Jangadeiro ou na 93 e ouvir outra coisa que não seja música de corno do sertão do sudeste ou do centro oeste? Quando esses políticos incompetentes e esses empresários cegos vão deixar de importar lá da caixa prego, um bando de imbecis para virem peidar na farofa mil e um conceitos furados por aqui? Nada de Cucas de Castro ou Fabinhos, ou meio metro de Zé Mané fora de orbita cagando norma ou ditando regra por aqui né? Coisa mais ridícula: - MÚSICA EXTRANHA QUE NINGUÉM CONHECE COM O SEU DJ... Parou! Vamos lá minha gente, vale a pena tentar, vamos tentar começar a existir só para ver se é bom. No mais, feliz carnaval a todos! Até semana que vem.


 EU EM DOIS MOMENTOS CARNAVAL EM FAMÍLIA COM A MINHA QUERIDA DALVA MARIA E COM A THE GOOD GARDEN FANTASIADO DE METRALHA! 

VALEU!

Comentários

  1. Respostas
    1. Guaramiranga é uma expressão fortíssima,mas eles descem a serra viu, logo apos todas as principais atrações se apresentam em fortaleza. Beijo kezia, obg pela participação!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares