ALGO MAIS NA TENTATIVA DE ENTENDER SUSTENTABILIDADE.

       Ao falarmos de sustentabilidade a primeira coisa que nos vem à memória é um posicionamento de respeito à natureza, com isso contribuindo para o não esgotamento dos recursos naturais, pois eles são necessários à geração presente e imagina se que também serão necessários para as gerações futuras. Essa é uma visão ecológica e ambientalista, que é muito aceita claro, e é a mais difundida com um alcance global. Ela é o que podemos observar a primeira vista da relação Homem/Natureza, em preservação do meio ambiente. Mas, a compreensão de sustentabilidade exige uma significação (sentido) bem mais ampla e profunda, não é apenas a preservação dos recursos não renováveis e uteis a nossa sociedade. Sustentabilidade diz respeito também a um padrão de organização de um sistema que se mantém em virtude de ter adquirido certas características que lhe conferem um caráter de autopoiese (autocriação).



         Se observarmos os ecossistemas veremos que eles funcionam com interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade. Assim como também podemos observar essas características em certas estruturas de sistemas moleculares vivos.  É o que lhes confere a sustentabilidade.  Como se a combinação de características como essas, ou seja, o resultado dessa combinação formulasse um caminho seguro para a sustentabilidade. Em analogia direta podemos supor que as comunidades humanas apresentam características que são semelhantes a estas, podendo também, se completo o ciclo, conferir lhes sustentabilidade.


      Mas não podemos de maneira alguma confundir sustentabilidade com durabilidade. Assim como existem bens duráveis, existiram também sistemas com determinada duração que se aniquilaram em si mesmos, claro que dentro da visão evolutiva na história esses sistemas saem de cena para o surgimento de novas visões e conceitos. É preciso entender que um ente, ou processo econômico, político, cultural, social, institucional, ambiental, ou físico territorial é sustentável quando se mantém por um considerável tempo, com isso podemos afirmar que ele tem características duráveis, pois a durabilidade é uma consequência da sustentabilidade, se um sistema é durável é porque ele é capaz de se auto-organizar, ou de ampliar – se, ou reproduzir - se, criando as condições da sua continuidade. Para facilitar a compreensão bastaria criar um fluxograma com tal disposição evolutiva de conceitos: Informação gera conhecimento que alimenta a criatividade, que por si traz as condições para a autopoiese, que dentro do contexto combinatório exposto no parágrafo acima pode retroalimentar o sistema com a ação na práxis. A prática faz parte do processo de aprendizagem no todo. Mas esgotadas as possibilidades dentro de uma determinada realidade pode se gerar uma nova espécie de caos, diferente do inicial, para tão somente aí fazer surgir à metamorfose cabível ao novo contexto social. Formando - se o novo a partir de uma base na simbiose, com as mesmas determinantes redescobertas em um novo ambiente ou contexto.


       Ser sustentável tem a ver com uma dinâmica que agora se revela sistêmica, é o pensamento sistêmico de rede autocatalítica, autocriativa ou autopoiética (Maturana e Varela, 1972). Embora, rigorosamente falando, a noção de autopoiese (autocriação) se aplique somente a sistemas moleculares vivos, é possível imaginar sistemas autopoiéticos não moleculares. Por analogia, como fizemos a pouco aqui!  “Assim, por exemplo, é possível que uma cultura seja um sistema autopoiético que existe em um espaço de conversações, porém é uma cultura, não um ser vivo” como citou; Maturana, em 1994.  


       Ao observarmos a atividade dos ecossistemas e sistemas moleculares vivos, encontramos a dinâmica necessária para junto ao fluxograma; informação, conhecimento, criatividade, pratica, ampliar a nossa visão de sustentabilidade, para com isso resultar numa intervenção social. E tudo isso tem haver com ecologia também, na verdade a separação dos ramos de conhecimento tem razão pratica quanto às necessidades humanas de assistência e trabalho, mas no entendimento geral deve se cultuar o caráter cientifico mesmo que generalizado ao pensamento burocrático tecnológico. Pelo menos na base, ao que o PNE (Plano Nacional de Ensino) entende como ensino médio. Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável é aquele que leva à construção de comunidades humanas sustentáveis, ou seja, comunidades que busquem assumir um padrão de organização em rede dotado de interdependências, reciclagens, parcerias, flexibilidades e diversidades, contudo, não é uma visão gueto, um park nacional somente, ou uma comunidade isolada nas margens do são Francisco ou no alto Xingu! É algo mais, é um novo horizonte para pesquisas, praticas, e novos entendimentos também. É um processo pratico, onde as sinergias atuam de modo organizado com um olhar futuro.




 Pagando mico de foto tirando onda com monumento em Canoa Quebrada - Aracati CE. 






Obrigado a todos e até a próxima segunda
Georgiano de Castro.

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