10 BANDAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE MAS DEVIA CONHECER

Fim de ano chegando vem aquela mania de fazer listas, eu adoro listas tipo 10 coisas isso, 10 coisas aquilo e por aí vai. Pode até parecer coisa de quem não tem o que fazer mas é um ótimo exercício para aliviar a tensão a partir de escolhas que fazemos nessas listas. 

Uma das listas mais legais para mim é as 10 bandas que você não conhece mas devia conhecer, pois ela me dá a oportunidade de compartilhar com amigos o som de bandas caras ao meu sentimento e que, por circunstâncias tantas, não chegaram forte para a geração Y, e dela adiante. então vamos lá sentir juntos o prazer de ouvir essas bandas:

10º Banda Nau - Eu simplesmente amava a Vange Leonel, quem foi adolescente nos anos 90 deve lembrar da carreira pop dela com calada noite preta, abertura da tele novela Vamp, mas a vange antes de ser diva pop era vocalista de uma banda do caralho chamada Nau, nesse vídeo do programa Matéria Prima tem três musicas ao vivo, êh saudade de programas como este, notem que o grande Kid Vinil era o apresentador.



9º Muzak - Cara esse power trio eu adoro, conheci num vinil coletânea que eu comprei chamado Não São Paulo, da Baratos Afins, essa música aí é Longe Demais, deem uma sacada na letra, simples e profunda, o vídeo é eles se apresentando em um dos programas da Marília Gabriela, acho que era na Band, mas não tenho certeza.



8º O Espirito da Coisa - Inteligência Nonsense, essa banda é simplesmente demais, parece teatro, as letras são crônicas inquestionáveis, essa é para ouvir, pesquisar, baixar os arquivos e sempre que possível dá uma curtidinha. Apresentação na Globo, no finado e saudoso Mixto Quente, quando a Globo valia a pena.



7º Hanoy Hanoy - Essa é uma banda Cult daqueles tempos em que ser Cult não significava ser chapa branca. Claro que me chamava atenção o fato do Arnaldo Brandão ser o vocalista e baixista ao mesmo tempo mas todas as músicas da banda tem letras brilhantes e muitas transações rítmicas, essa apresentação é na finada TV Manchete, no C&A Shop Show.



6º Hojerizah - Não, não é a Cassia Eller, é o Tony Platão com esse vozeirão. banda fantástica que quase ninguém conhece mas fez relativo sucesso nos anos 80, eu sou um dos aficionados por essa música da banda, esse vídeo é imponente. 




5º Os Mulheres Negras - Minha atual referência, nonsense in sense, inteligência em música popular com pitadas de tudo ao mesmo tempo agora, ou seja atitude rock in Roll. Descobrir essa banda seria um up grade enorme para os jovens de hoje. No vídeo, que fora retirado de um show deles que foi transmitido pela extinta TV Manchete, ainda tem a participação de Almir Sater.  



4º Magazine - Essa nem é a formação original da banda mas é demais! Dos originais no vídeo tem o Kid Vinil e o Trinkão aí, uma das minhas mais presentes influencias e apresentando se ao vivo num dos melhores programas da TV brasileira, o Musikaos da TV Cultura. 




3º Júpiter Maçã - Eu admiro o Rock Rio Grandense do Sul e esse é um legítimo representante. Miss Lexotan é um clássico da porra louquice nonsense mundial, diria eu que mistério tem Clarisse para ser tão porra louca assim! Sensacional e também no Musikaos.





2º Tigres de Bengala - Pense em artistas consagrados; Ritchie, Claudio Zoli, Vinicius Cantuária, Dadi e Mú unidos num projeto de banda. Esse é o Tigres de Bengala, eles lançaram só um LP, e eu tenho! Recomendadíssimo, o Vídeo aí é clipe.





1º João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - #sensacional! Quando eu tinha uns oito anos imitava eles e sempre queria ser o Bob galo, influenciou tanto a The Good Garden que coloquei Suga Suga como música incidental em Johnny Pro Gol, E a própria Johnny Pro Gol é adaptação de Johnny Pirrou, versão deles para Johnny b. Good do chuck Berry. Essa é uma das bandas mais importantes da minha vida, tenho 4 dos cinco lps dos caras, como disse: - Sensacional!



GEORGIANO DE CASTRO.








Comentários

  1. “O que mais lembro de minha infância na Rua Itu era dos rádios à pilha que tocavam canções de Belchior. O pequenos parques de diversão – nossas quermesses – embalavam as pessoas com canções de Belchior. Quando eu estava aprendendo a tocar violão ainda aos 10 anos, tinha que ter uma canção dele no repertório – nem que fosse a mais fácil. Um grande poeta natural da cidade de Sobral, no Ceará.
    Sabe, às vezes fico pensando que o que matou Belchior não foi o rompimento da aorta, mas sim o que mais tem matado os poetas desde sempre: a desilusão e ostracismo. Quando sua arte não representa mais seu tempo significa que acabou para o artista! É o fim! Antes da aorta de Belchior, muitas coisas se romperam na estrutura cultural do nosso país. Se há algo pior que perder um artista representante do verdadeiro e genuíno valor cultural de um povo, é perder nossa cultura moral. Belchior foi assassinado por uma geração de quem nos últimos dez anos ele procurou se afastar – não por ser incompreendido, ou estar fora de moda, ultrapassado, mas para não ser contaminado com esta contemporaneidade suja que mata a mente dos jovens e não embala mais sonho algum, assim como Belchior embalou os meus nas quermesses da Rua Itu.”

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares