ODE AO BOÇAL ÚTIL!

Existe um personagem anacrônico real de figura ilibada, e ele agora é o eleito. É nele que você deve se inspirar, pois ele é a autointitulação do libertário quando se trata de julgar quem não é do seu time, e vítima de toda maldade que vem dos outros. É um nobre artista esporádico em tempo integral, defensor dos oprimidos e viciados em socialismo, esse, senhoras e senhores, é o Boçal Útil.






Ele mantém um discurso padronizado contra as elites, mesmo sendo de uma elite, ou pior, sendo funcionário dela e compactuando em gênero, numero e grau com essa elite não assumida. A gênese da pureza e da inteligência pertence a essa persona, e enquanto ele, em estágio de graça, arrota desaforo contra todos os seres que evoluem do seu universo de igualdade, e começam a diferir do seu panfleto. Os outros dos seus vivem sem coragem de levar uma tapa só falando em revolução e almejando ditaduras do proletariado. Eis o que é o primeiro a peidar na hora H das coisas, mas ele como bom stalinista não assume o próprio peido, com seu jeitinho Brasileiro e uma postura pouco ética diz em alto e bom som; - PEIDEI SIM, MAS NÃO FUI EU!






E essa é uma ode para ele, o Boçal Útil! Aquele com tatuagem do Chê Guevara, Verso do Chico Buarque, arquitetura do Niemeyer, veadagem do Caetano, e beijinho no ombro para o meu recalque passar longe. Será que a solução para o nosso caso grave é pegar leve? Ou será que a solução para o nosso Love é somente I’VE? (Deus que me livre!). Mas quem descargas d’água sou eu para criticar a conduta do eleito? Se para ele quem é “branco” católico e roqueiro é a mais pura face da direita reacionária, culpada pela exploração e pela situação de miséria desse povo sofrido... E se gostar de mulher é machista, se não escuta Olodum é racista, se não vê graça em pilantrinha de rolezinho ou em Mc chave de cadeia é o Ronald Reagan. Você pode até achar exagero meu, mas é esse o nível de anacronismo que a gente enfrenta tendo de lidar com várias dessas feras.





Mas, contudo não posso perder o foco, se existe uma opera para o malandro, e muita piedade para otários, eu quero mesmo é fazer uma ode ao Boçal Útil, pois ele tem o seu valor. Quem iria montar ONG (organização Não Governamental) de fachada para sugar recurso do governo? Quem iria preencher as vagas de cargos comissionados sem saber patavina do que se trata a função nomeada? Quem iria recrutar miserável mais imbecil que ele próprio para por 50,00R$ e uma quentinha virar Black block? Nosso personagem tem sim muita serventia. Vamos prestar – lhe uma homenagem, transformá - lo em samba enredo, é a Unidos do Come Cru! Tá perfeito para o carnaval olhe aí que alegoria? É uma persona indispensável na nossa cultura, caricatural, folclore... Viva a palhoça! Viva Iracema, Viva Ipanema, Viva os acordes dissonantes pelos cinco mil autofalantes senhoras e senhores! Essa sim vale toda a comissão pró - verdades revisionárias e revanchistas na posição de vitima defensora da democracia, que, aliás, agora é minha pela moeda de um novo cabresto eleitoreiro. Viva a entropia in tropicália de pandeiro! Eis o Boçal Útil desnudo para quem está na sala de jantar poder admirar. Vamos dar um salve bem forte para ele, Salve figura querida!



 Apesar de ser um texto cheio de ironias, o boçal útil é um personagem real, ele está por aí atolando o serviço público ou atrasando as empresas privadas. É esquerdista de carteirinha e vive num mundo tão alegórico quanto aquelas cidades imaginarias que não saem da nossas cabeças, como: Havana, Kiev, Moscou, Gotham City e China Town.

Alguém tinha que prestar uma homenagem a ele, e eu me arrisquei nessa empreitada. Esse sou eu quando ainda era magro, 03 anos atrás. 

VALEU!

Comentários

  1. Você não é Gabriel , mas é "pensador ". Parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obg Auricelio! continue sempre que podendo me acompanhando por aqui, valeu!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares