New romantic! Por que eu sou muito romantico...

       Tudo começou para mim com a percepção de que as pessoas ao meu redor estavam vestindo – se extravagantemente, e eu sem nem porque adorei aquelas extravagâncias. Eram roupas coloridas, maquiagens múltiplas, certo ar blasé, e muita música em inglês nos walkmans! Uma febre de verão? Não sei, mas foi de curta metragem mesmo, e mesmo assim marcou muito para mim. Estou falando do New Romantic, movimento conceitual que aconteceu no meio da new wave e revolucionou nossas atitudes.

            Agente queria ser inglês e nem sabia, mas imaginar-se num blusão daqueles, com ombreiras e t- shirt por baixo seria hoje impossível. E outra vez a TV e as magazines (revistas) nos influenciaram diretamente, estávamos antenados em bandas como: - Duran Duran, Visage, Ultravox, ABC, Human League, The Outfield, Japan, Spandau Ballet, Heaven 17, A Flock of Seagulls, Soft Cell, Orchestral Manoeuvres in the Dark, Yazoo, Culture Club, Blancmange, Alphaville, Depeche Mode, Modern English, Simple Minds, Tones on Tail, Classix Nouveaux, The Buggles, Fiction Factory, Tubeway Army, entre outras.  e claro que havia um delay enorme entre o movimento na Europa e América do norte, e nós aqui no nordeste do Brasil. Tipo, se escutava as bandas gringas já com bandas que defendiam o estilo cantando em português, como: - Capital Inicial, Legião Urbana, Biquini Cavadão , entre tantas outras...



“Quem me dera ao menos uma vez...” existe algo literalmente mais romântico do que isso? Ser romântico era uma moda, algo de sumertime (verão) ia passar... Mas, definitivamente mudou o olhar e o comportamento de muita gente. Eram muitos Franciscos José da Silva Moura e Georgianos de castro alienados até as ventas nesse troço aí! E corria tudo ao mesmo tempo agora como se fossemos verdadeiros representantes da geração z, muita informação ao mesmo tempo, muita mudança de visual e atitude, muito ao tanto de enlouquecer pais tão distantes e apaixonados como eram os nossos, no meu caso só a mãe. Quando falo de distancia estou falando dela em relação à geração dos nossos pais em informação, moda, costumes... Viu Cthêysco!?

 
                Hoje existem vários revivais, e sei que alguns não poucos otários vão querer relacionar o New Romantic ao Emo Core, nada a ver mesmo! Quem hoje escuta o Franz Ferdinand ou Bloc Party, estão escutando certamente um revival de New Romantic. E quem não gosta do som de sintetizadores e de baterias semi ou eletrônicas totais?  Existem coisas que vêm para marcar e o New Romantic tem seu valor pra toda essa coisa de cultura pop, pra mim marcou demais. Valeu !


             Georgiano de Castro.

Comentários

  1. e o bom é que o deley parece infinito neh? passa de geração para geração, como uma mania nossa, como um rito de passagen. coisas boas não acabam no fim.

    ResponderEliminar
  2. Exato grande exemplo foi esse dia 20 agora com a grande representante do Gênero no Ceará Plastic Noir, volte sempre que quizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Plastic é o maior representante aqui do ceará, uma das melhores bandas do estilo no brasil!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares