ENSAIO SOBRE A TOUR MOVA CE JAN-2012 - Parte I

       

                Muitas serão as informações sobre o mova ce tuor jan- 2012, que todos vocês terão acesso. Há o diário de bordo Nº 1, http://www.youtube.com/watch?v=LKsPqWJHdxM     e também o  http://www.youtube.com/watch?v=ABebmD8q4nQ&feature=related   Nº2 . Entre os outros que ainda serão dispostos. Também no  facebook, https://www.facebook.com/PanelaDiscos, e  tem outro maravilhoso ensaio do Cicero Alexandre  entitulado Mova Ce tour nacional em: http://cooperativaunderground.blogspot.com/ e basta ir no goglle e postar Mova Ce que vários links estarão dispostos. Diante de tanta informação resolvi escrever este ensaio dando conta das minhas impressões particulares como articulador e membro da turnê.



              
                Não estava na reunião onde a idéia de uma turnê para comemorar os cinco anos de atividade do selo/coletivo Panela Rock veio à tona. Só sei, ao que me consta, que a idéia inicial era uma turnê só em São Paulo, capital, onde iriam as três bandas que tiveram a idéia; Full time rockers, Sátiros e Thrunda, juntamente com as outras três mais antigas e pró - ativas do selo; Inflame, Bonecas da Barra e The Good Gardem. A idéia era irmos de avião, mas maturando a coisa chegamos ao senso comum do ônibus, pois ele nos proporcionaria muito mais no caminho que iriamos seguir até São Paulo, estava perfeito.


               Passado este ponto era preciso buscar condições para a realização do projeto. Batizamos de Mova Ce pois esse é o nome da primeira atividade do selo, em 2006, quando propomos tirar o foco um pouco da praia de Iracema e trouxemos as bandas para o Cantinho Acadêmico, no Benfica. Por isso participamos do concurso público do edital para o Fundo Estadual de Apoio a Cultura, o FEC, com o projeto Mova Ce tour jan 2012, escrito e inscrito pelo Talles Lucena e Alvaro Abreu com o apoio do Instituto Canto de Iracema, onde fomos premiados, e conseguimos garantir uma parte essencial do projeto. Faltava ainda uma aproximação com o circuito Fora do Eixo, e aproveitamos a estada do Tales Lopes, Presidente nacional da Abrafin ( Associação Brasileira de Festivais Independentes ) que também faz parte do Fora do Eixo, em Fortaleza, para a Mostra Petrúcio Maia e Feira da Música. E fizemos uma verdadeira invasão no apartamento do Ivan Ferraro, presidente da Pró - disc, entidade organizadora dos dois eventos, e também presidente da rede Cem ( rede Ceará de Música ). Era uns quinze caras para entrevistar o Tales Lopes afim de procurar entender a Abrafin, o Fora do Eixo e também a rede Cem. Tales Lopes foi inteiramente receptivo com o Panela e com a proposta do Mova Ce, o Ivan nem tanto a princípio, mas frente a força da ação que estavamos propondo e diante de tudo que já haviamos realizado, o que nos abona como pessoas realmente sérias nos trabalhos com produção, ele logo cedeu.





               Tudo arrumado, começamos a agir em diversas frentes, buscando parcerias com a Secult, a Secultfor, o CCBJ- Centro Cultural do Bom Jardim, Cuca Chê Guevara, CCBNB- Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil, e todos nos apoiaram, também a LG, a Rabelo e a empresa de transportes Redenção. Todos acreditaram nessa iniciativa única na história da música Cearense. Era preciso também conseguir ser liberado ou ganhar férias nos empregos, nem todos conseguiram, alguns tiveram mesmo que abandonar seus trabalhos formais para investir na seriedade da turnê. Antes mesmo de partirmos já estavamos exaustos de tanto que lutamos pelo sucesso do projeto, no show de despedida um dia antes de partirmos já era um lance de entrega total, e era apenas o começo, como eu falei pro Rodrigo do Thrunda. No dia 06/01/2012, 09:00 hs da manhã, estavamos todos reunidos na sede do Panela Rock com os corações abertos e a mente focada na realização do projeto mais importante de nossas carreiras até agora, era o Movimento Autoral das bandas de Rock do Ceará ganhando o Brasil e integrando definitivamente o circuito Fora do Eixo, e de uma forma Mais que especial, com uma turnê que há bem pouco tempo era só sonho pra nós e agora estava materializado.




                Termino aqui a primeira parte do ensaio/dissertação sobre o Mova Ce, daqui a uma semana eu o concluo abordando diretamente as minhas impressões sobre todo o circuito Fora do Eixo. Só agora depois do carnaval foi que realmente consegui colocar minha vida em uma quase ordem, por isso só agora consegui escrever sobre o Mova Ce, mais não é tarde, pois o Mova Ce continuará agindo por todo o ano de 2012. Então teremos muita coisa forte para comentar, como já foi dito, isso é só o inicio. 


                                                                                      Georgiano de Castro.

Comentários

Mensagens populares